Cuidados com Garrafões e Bebedouros

Quais cuidados devemos ter ao manusear os garrafões?

– Lavar sempre as mãos antes de manusear os garrafões; – Conferir as condições da embalagem e se o lacre de segurança não foi violado; – Conferir a data do envase; – Retirar o lacre e a tampa por completo afim de não contaminar o produto; – Com um pano limpo ou lenço umedecido (cloro), higienizar toda a parte externa da embalagem, principalmente o gargalo e a parte superior. Secar com pano limpo antes de virar o garrafão no bebedouro.

Quais cuidados devem ser tomados com a armazenagem dos garrafões?

– Armazenar os garrafões em ambiente limpo, fresco, seco e longe de produtos químicos e animais domésticos. – Não expor à luz solar ou calor excessivo. – Não utilizar o garrafão para acondicionar outro produto que não seja água mineral. Quais cuidados devem ser tomados com o bebedouro? – A cada 2 meses, encha o reservatório com solução de água e cloro. Escoe um pouco pelas torneiras e deixe em repouso por 20 minutos. Após este período, escoe toda a solução pelas torneiras, encha o reservatório com água potável e enxágue quantas vezes forem necessárias. É recomendada pela vigilância sanitária a troca de mangueiras e torneiras dos bebedouros pelo menos a cada 6 (seis) meses.

O QUE É ÁGUA MINERAL NATURAL?

 É a água produzida e enriquecida de sais minerais pela própria natureza. Ela é captada do subsolo, através de fontes hidrominerais localizadas em áreas protegidas da poluição ambiental, preservando a sua composição mineral. Segundo lei já estabelecida, somente fontes legalmente autorizadas, podem explorá-las.

A ÁGUA MINERAL É TRATADA?

 Não. A água mineral natural não passa por qualquer tipo de tratamento, pois ela é captada e envasada na própria fonte, chegando ao consumidor tal como foi concebida pela natureza.

COMO A ÁGUA ADQUIRE PROPRIEDADE MINERAL?

 As águas da superfície vão se infiltrando através do solo, atingindo grandes profundidades, percorrendo diversas variedades de rochas existentes na natureza, das quais absorvem substâncias minerais e outros nutrientes, enriquecendo-a.

TODA ÁGUA MINERAL TEM MESMO SAIS MINERAIS?

 Uma água só pode ser classificada como “mineral natural” se tiver um conteúdo permanente de sais minerais, conteúdo esse, estabelecidos por lei. Esta classificação é feita pelo Departamento Nacional de Produção Mineral, após rigorosas análises. Sendo assim, verifique sempre no rótulo da marca que você consome, se tem o número de Autorização de Lavra do DNPM.

POR QUE A ÁGUA MINERAL NATURAL É MELHOR?

 É muito melhor porque os sais minerais e outros nutrientes presentes nessas águas oferecem efetiva contribuição à saúde do organismo. Por exemplo: o Flúor atua na prevenção de cáries; o Magnésio aumenta o vigor físico e previne a hipertensão; o Zinco ajuda no processo curativo; o Bicarbonato controla a acidez do estômago; o Cálcio previne a osteoporose e assim por diante. É importante que o consumidor escolha a água que mais atenda às suas necessidades.

DIA MUNDIAL DE ÁGUA – 22 de março

O Secretário-geral da ONU, Kofi Annan, pede por uma política de conservação da água.

 Será comemorado em 22 de Março o Dia Mundial da Água. A comemoração – aprovada em assembléia geral da Organização das Nações Unidas (ONU) – tem como objetivo criar um dia de reflexão, quanto à importância da água para todo o mundo, já que este bem cada vez mais escasso contribui para a produtividade econômica e o bem-estar social.

 A ONU percebeu que a água passou a ser um recurso natural tão estratégico, importante, e por isso, tão disputado, que hoje já é motivo de vários conflitos entre empresas, pessoas e nações. Conflitos que tem três pontos que precisam ser corrigidos: o uso e abuso, o desperdício e, sobretudo, o crescimento das contaminações de mananciais, de rios, do mar e até dos lençóis freáticos.

 A data passa a ser comemorada com seminários, eventos, palestras e movimentos que ajudem a sensibilizar cidadãos e autoridades para uma mudança de hábito: a água é um produto finito e que tem que ser preservado.

 Em mensagem sobre o Dia Mundial da Água, o secretário-geral, Kofi Annan, pediu por uma política de conservação. Segundo ele, a água limpa e acessível constitui um elemento indispensável para o ser humano, porque ainda não existem técnicas para produzir ou reproduzir a água.

 Annan chamou a atenção ainda sobre a falta de acesso ao abastecimento e controle da água potável, que é responsável por 80% das enfermidades e mortes em países em via de desenvolvimento.

 O rápido crescimento da população, conforme o secretário-geral está tornando a água um bem escasso.